Franchising: Catalisador de Impacto no Varejo

O franchising funciona como um catalizador do modelo do Capitalismo Consciente, por estruturar modelos de negócios baseados nos pilares de propósito, liderança, orientação para stakeholders, cultura consciente. Seu modelo permite uma expansão padronizada do negócio de impacto podendo atingir muitas localidades e assim, podendo contribuir para o desenvolvimento ambiental, econômico e social.

O Franchising é um modelo de negócio internacionalmente implementado como meio de expansão de empresas caracterizado por uma intensa parceria e responsabilidade entre as partes, sendo comparado em alguns estudos como uma relação de casamento, devido ao alto grau de comprometimento e dependência. Além disso, o varejo é um modelo que se adapta facilmente as mais diversas localidades, adaptando o negócio a realidade local.

Propósito_Baze_1.png

Nas relações macro, o franchising também desempenha um papel importante no desenvolvimento social e econômico dos países, estados e cidades. Isso principalmente por depender e concentrar a detenção das franquias por empreendedores que em sua maioria depositam economias da vida alinhado ao sonho de possuir seu próprio negócio nesse modelo.

Nesse sentido, é de grande responsabilidade dos franqueadores em desenvolver negócios com impacto que levem em consideração que estão lidando com os sonhos de milhares de pessoas. Ademais, a grandiosidade do número de pessoas impactadas por esse negócio trás um oportunidade de disseminar um modelo de negócios mais consciente que pode mais facilmente ser proliferada.

O modelo do Capitalismo Consciente (CC) presa por um ambiente de negócio mais consciente e que gere ganhos para todas as partes, começando por definir um proposito maior para as empresas que vá além do ganho financeiro, lideres conscientes e protagonistas de transformações, maior foco nos stakeholders para que eles sejam integrados e beneficiados com o negócios e uma cultura forte que dissemine e torne possível essas transformações no dia a dia das empresas. Um dos grandes impasses para a implementação desse modelo é como aplicar ações práticas e possíveis em pequenos e médios negócios no varejo, em que a profissionalização é um problema e não há conhecimento sobre o tema, muitas vezes.

Visto isso, o Franchising, sendo uma genuína plataforma de educação e padronização, serve de catalisador do modelo do CC e comprova como é possível replicar e multiplicar o impacto em várias localidades a partir de modelos de negócios bem estruturados.

Esses insights foram construídos a partir da minha dissertação de mestrado na FGV-EAESP. Disponível aqui.

Laís Ceni.

Anterior
Anterior

Modelos de negócios de impacto x com impacto